Nazaré todo o ano!
Os Eventos Anuais na Nazaré sucedem-se ao longo das 4 épocas do ano.
Estes eventos também são uma forma de poderes descobrir um concelho que tenta preservar as suas origens e ao mesmo tempo projectar o futuro.
Desde a arte à cultura e das festividades à gastronomia, ao longo do ano é possível encontrar diversos eventos que promovem o concelho e a comunidade.
Embarca neste fartote e conhece melhor cada um destes eventos, percorrendo os artigos através das setas em cima e em baixo.
Festas de São Sebastião
Janeiro
A festa de S. Sebastião é uma celebração curiosa com algumas particularidades que não deves deixar de perder.
Em primeiro lugar trata-se de uma celebração religiosa em honra a São Sebastião e onde à componente religiosa é acrescentada a vertente gastronómica, salientando-se ainda o folclore e a música popular.
Mas há mais, havendo uma procissão com as ruas enfeitadas de flores e onde as andores dos santos se juntam agricultores e outras classes profissionais num cortejo que tem ofertas para a população e onde o elemento de destaque são as chouriças, que também dão nome à festa, e que no final do evento são vendidas em leilão para angariar fundos.
O evento singular que não vais encontrar em mais lado nenhum.
Allianz Capítulo Perfeito
Janeiro a Março
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é uma competição anual, constituída por surfistas de todo o mundo que dedicam a vida á procura de ondas perfeitas e tubulares, com um espírito saudável.
A organização pretende que o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, apure o melhor surfista em condições perfeitas.
Deverá ser reconhecido pela comunidade como um surfista de tubos, sendo que na óptica da organização o surfista competidor domina à partida a técnica do tubo, pelo elevado nível de surf que apresenta.
A selecção dos 16 surfista a estarem presentes no evento é feita on-line e apurados finalista as provas decorrem ao longo de 2 meses.
Romaria de São Brás
Fevereiro
A Romaria de São Brás é uma festa profano-religiosa que tem lugar na capela de S. Bartolomeu, inserida na paisagem do Monte com o mesmo nome.
A festa tem lugar ao dia 3 de Fevereiro e tem como particularidade marcar o início das celebrações associadas ao Carnaval.
Associada a imagem de Nossa Senhora da Nazaré e às relíquias de S. Bartolomeu e São Brás, todos com intima ligação ás origens da Nazaré o do Monte de São Bartolomeu a Romaria de São Brás celebra também a identidade local e como não podia deixar de ser, a gastronomia marca presença.
O Carnaval tem também aqui o seu inicio com música boa disposição e máscaras em grande quantidade.
Festival de Folclore do Rancho Tá-Mar da Nazaré
Abril
Este festival tem como objectivo primordial celebrar e promover a tradição do folclore nazareno, importante elemento da etnografia local e insere-se nas celebrações da Páscoa promovidas pela Câmara Municipal de Nazaré.
Existem desfiles pela Marginal da Nazaré, mas o folclore e os jogos tradicionais (“Brincar é Tradicional”) são os convidados mais esperados de um evento que procura trazer para a rua a comunidade local, celebras as suas tradições, contribuindo para a preservação das mesmas e para tentar divulga-las pelas gerações mais novas.
Festival de Jazz de Valado dos Frades
Abril/Maio
Valado dos Frades é há quase duas décadas um dos locais que divulga a música Jazz no Oeste, com foco sobretudo nos novos músicos que não têm acesso a outros festivais por ainda não serem conhecidos.
O Festival de Jazz de Valados dos Frades é por isso uma rampa de lançamento para novos músicos de Jazz e uma forma interessante e importante do público poder conhecer o que de novo se faz no mundo da música Jazz embora aqui e ali marquem presença nomes já consagrados deste estilo musical
Organizado pela Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades é o mais antigo festival de Jazz do distrito que recentemente passou a contar também o Caldas nice Jazz.
O Festival de Jazz de Valados dos Frades tem o apoio da Direção Geral das Artes, certificado da sua qualidade e importância.
Festa do Homem do Mar
Maio
A festa do homem do Mar é uma procissão Marítima que é uma tradição na Nazaré (Peniche também tem a sua) e conjuga não apenas a vertente marítima, em que participam doze embarcações, mas também a pedonal.
Organizado pela Paróquia da Pederneira, pertencente à Nazaré, tem ainda a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, a Junta de Freguesia da Nazaré, a PSP, a Capitania do Porto da Nazaré e a Associação de Armadores de Pesca.
Sendo uma festa de cariz popular é por isso um evento com importância para a comunidade local, nomeadamente para os que se dedicam às actividades piscatórias e que com a realização desta festa solicitam protecção e boa faina aos Santos.
Arte Xávega
Maio/Junho
Desde 1995 que a Câmara Municipal da Nazaré e Região de Turismo Leiria/Fátima promovem a recriação da tradicional Arte Xávega, no areal da Praia da Nazaré.
Esta iniciativa tem como objectivo a animação do areal da praia da Nazaré e a divulgação da cultura marítima local, através da recriação desta tradição local que caiu em desuso nas últimas décadas do século XX.
A única xávega ainda existente sai assim ao mar durante a manhã, numa embarcação típica, lançando as redes que, à tarde, são puxadas em terra pelos populares, sendo o momento mais visível e mais emblemático da recriação.
Festas de Nossa Senhora da Nazaré
Agosto/Setembro
Entre o final do mês de Agosto e o início de mês de Setembro é tempo de celebrar a Nazaré, é tempo de lembrar a sua identidade e é tempo de homenagear a padroeira da vila, ou seja, Nossa Senhora da Nazaré.
Para além das festas de cariz religioso as festas de Nossa Senhora da Nazaré apresentam o Nazaré em festa que é um vasto e diversificado programa de festas que inclui actividades lúdicas, diversões várias, exposições, ateliers, workshops e muitas outras propostas para a animação dos que ás festas se deslocarem.
Setembro é o mês para se celebrar a Nazaré em todo o seu esplendor e que implica celebrações várias para todos os gostos que vão desde feiras, a exposições, música, gastronomia, novidades e onde não poderiam deixar de estar presentes as homenagens a Nossa Senhora da Nazaré, ponto central das festas e responsável pela animação que por estes dias anima o Sítio da Nazaré e que tem no dia 8 de Setembro feriado municipal o seu momento alto.
Para aqueles que querem conhecer de forma mais detalhadas as tradições e costumes desta vila piscatória o início de Setembro é o momento ideal para visitar a Nazaré e experiênciar o que de melhor existe, para conhecer o seu património, para desfrutar das suas praias e para apreciar as características naturais da zona, tudo isto conjugado com as muitas festas e eventos que compõem esta época de celebração da identidade nazarena.
Se é a Nazaré que queres conhecer é aqui que te vais cruzar com que de mais característico esta comunidade possui.
Meia-Maratona da Nazaré
Novembro
Desde de 1975 que se realiza a Meia-Maratona da Nazaré, a primeira de Portugal e por isso também uma das mais populares e carismáticas provas do atletismo português, valendo-lhe essa popularidade a alcunha da “Mãe das Meias Maratonas”.
A Marginal da Nazaré continua a ser o cenário privilegiado e recebe também outra duas provas, a Volta à Nazaré (10kms) e a Caminhas (5kms).
Se és um entusiasta das corridas e se queres ter a oportunidade de participar naquela que é a origem das Meias Maratonas já sabe que Novembro é razão para todos correrem até à Nazaré.
Passagem de Ano
Dezembro
Tal como em qualquer outro local onde nos encontremos, a passagem de ano é sempre motivo de festa e celebração e a Nazaré gosta de celebrar em grande juntando toda a sua comunidade e todos os que vindos de fora ali se queiram juntar.
Tendo como palco principal a Marginal da Nazaré e como pano de fundo de fundo a praia e o promontório a despedida do ano velho é feita ao som da melhor música para a ocasião e na companhia das melhores animações que este noite exige.
São ingrediente essenciais a animação e a diversão e a presença da família toda.